Psicoterapia,
Até bem pouco tempo atrás, fazer terapia era “coisa para maluco” ou para “fracos”.
Que bom que essa concepção está mudando, o preconceito está ruindo e as pessoas estão percebendo que saúde mental é fundamental para nossa vida. A pandemia também serviu para isso; para entendermos que temos potencial para executarmos muito mais do que sempre acreditamos uma vida inteira.
Mas, o que é terapia?
Muitos pensam que o psicólogo dará todas as respostas que precisamos para resolvermos nossa vida como num passe de mágica. Mas não se trata disso…
A mágica se dá quando no processo terapêutico conseguimos estabelecer uma relação de confiança com o psicólogo e falamos sobre nossas angústias tentando desatar os nós que nos prendem a situações angustiantes e que por muitas vezes nos fazem sofrer. A partir da nossa fala e da escuta do profissional vêm as interpretações e de fato algo acontece, tal qual uma semente que quando posta em solo propício germina e aos poucos se transforma em uma planta bonita e viçosa.
Mas esse processo não acontece de repente, até porque ninguém muda um comportamento, uma forma de agir de uma hora para outra, pois de uma certa forma nos acostumamos, nos acomodamos com situações, mesmo com as mais desagradáveis, por mais estranho que possa soar minha fala. Como disse, trata-se de um processo e cada processo é único, pois cada um o vivencia de forma muito particular.
Resumindo, terapia é importante para o autoconhecimento, para nos entendermos e a quem nos cerca, para identificarmos e tentarmos mudar nossa maneira de lidar com a vida. É indicada para quem sofre e para quem quer entender por quê sofre.